quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Ave do ano 2014 - cegonha-branca

Retirado : http://www.spea.pt/pt/participar/campanhas/ave-do-ano-2014-cegonha-branca/



Espécie migradora na Europa, a sua chegada na primavera, a nidificação próxima a populações ou mesmo em edifícios e os conhecidos rituais nupciais tornaram esta ave num símbolo de boa sorte e fertilidade. 

A cegonha-branca é uma ave protegida, associada aos habitats de água doce, pastagens e prados, onde se alimenta. A evolução da sua população em Portugal tem sido irregular. Na Europa medieval foi beneficiada devido à desflorestação e ao aumento de campos abertos, mas com a revolução industrial, a intensificação da agricultura e o uso massivo de DDT sofreu uma regressão importante, chegando a ficar com estatuto de ameaça ou mesmo a desaparecer de vários países europeus. Hoje em dia a população europeia recuperou ligeiramente, embora se mantenha escassa nos países do norte da Europa: a título de exemplo registou-se um casal no Luxemburgo, pela primeira vez em 2013, e na Bélgica é conhecido apenas um casal nidificante. 

Na Península Ibérica, após uma regressão acentuada desde os anos 50, a população recuperou em área de distribuição e abundância, um pouco graças ao fim da seca nos países do Sahel, em África, e, em Portugal e Espanha, a expansão do lagostim-de-louisiana e a proliferação de lixeiras ajudaram a fixar muitas colónias de cegonha.

O Censo nacional da cegonha-branca vai decorrer durante a primavera–verão de 2014 e será coordenado pelo Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) e pela SPEA.O objetivo é recensear todos os ninhos de cegonha-branca em Portugal, de modo a obter dados reais e atualizados sobre a distribuição e abundância da espécie. 

Sem comentários:

Enviar um comentário