terça-feira, 2 de dezembro de 2014

10 de dezembro - Recolha de REE


Recolha de todo o tipo de resíduos eléctricos e electrónicos ( pequenos e grandes eletrodomésticos e lâmpadas) e pilhas/acumuladores)

Tem em casa: secadores de cabelo, brinquedos, máquinas de café, ferros de engomar, telefones/telemóveis, torradeiras/tostadeiras, facas eléctricas, varinhas mágicas, relógios, balanças, máquinas fotográficas, televisões, computadores, monitores, impressoras, rádios ou consolas, pilhas dos comandos, provenientes de brinquedos ou de outros pequenos electrodomésticos, baterias dos telemóveis e dos computadores portáteis, pilhas dos relógios, frigoríficos, arcas congeladoras.

etc…. e não saber o que lhes fazer?


 Dia 10 de dezembro o Clube Eco-escolas do Agrupamento de Escolas de Barrancos irá realizar uma recolha em sua casa.  
Para nos deslocarmos à sua a casa indique a sua morada a um dos nossos alunos.

Escola: 285950650

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Dia Mundial da Luta Contra a SIDA

Sabia que a doença que já infectou 47 mil pessoas no país?

E quanto aos óbitos, foram já notificados 226 mortes ocorridas no ano passado em pessoas com a infeção por VIH, 145 das quais no "estadio sida".

                    Vamos pensar neste números!




Sociedade Civil - Dia Mundial da Luta contra a Sida - Contextualização

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Recolha de REE = Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos

Já iniciámos a nossa recolha de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos.
O Depositrão encontra-se à entrada da nossa escola.


Pequenos REEE= secadores de cabelo, brinquedos, máquinas de café, ferros de engomar, telefones/telemóveis, torradeiras/tostadeiras, facas eléctricas, varinhas mágicas, relógios, balanças, máquinas fotográficas, televisões, computadores, monitores, impressoras, rádios ou consolas. Caso as dimensões dos resíduos recolhidos não permitam a sua colocação no Depositrão, a escola deverá guardá-los numa sala ou arrecadação, solicitando a sua recolha.
RP&A= Resíduos de Pilhas e Acumuladores, tais como pilhas dos comandos, provenientes de brinquedos ou de outros pequenos electrodomésticos, baterias dos telemóveis e dos computadores portáteis, pilhas dos relógios, etc.
Geração Depositrão - 7ª edição

Em parceria, a ERP Portugal - Entidade Gestora de Resíduos e o Programa Eco-Escolas (ABAE), continuam a dinamizar o projeto Geração Depositrão.
Trata-se de uma campanha que visa (in)formar a população escolar, nas escolas aderentes, e através dela a população em geral, acerca da importância do adequado encaminhamento dos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE), como por exemplo pequenos e grandes eletrodomésticos e lâmpadas, e pilhas/acumuladores. Desta forma a escola passa a funcionar como ponto de recolha da região envolvente.
A "Geração Depositrão" pretende:
  • (In)formar acerca das características específicas dos REEE (Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos) e RP&A (Resíduos de Pilhas e Acumuladores) e principais conceitos associados à sua reciclagem;
  • Sensibilizar a escola e a comunidade para a importância da entrega dos REEE e RP&A para reciclagem;
  • Incentivar o depósito de REEE e RP&A através do Depositrão, bem como a realização de trabalhos pelas escolas;
  • Proporcionar à comunidade, através da Eco-Escola um ponto de deposição e recolha de REEE;
  • Contribuir para a implementação do Programa Eco-Escolas através do equipamento das escolas e do incentivo a atitudes pró-ativas na gestão e triagem de resíduos;
  • Promover a interação entre a geração actual e as duas anteriores (pais e avós), motivando a interação entre as mesmas;
  • Combater a inércia e passividade dos cidadãos, refletida no armazenamento de resíduos;
  • Estimular a solidariedade social na região de cada escola, entre as gerações alvo.

Actividade de Recolha

Destinatários:

Todos os graus de ensino.

Descrição:

Recolha de todos os tipos de REEE (pequenos e grandes eletrodomésticos, televisões, resíduos de natureza informática e lâmpadas fluorescentes e economizadoras) e pilhas/acumuladores.
A escola deverá recolher os REEE divulgando esta atividade na comunidade local por forma a sensibilizar para a deposição adequada destes resíduos. Recomenda-se o recurso a campanhas, cartazes, etc.

Avaliação:

Prémio recolha de pilhas: existem prémios especiais para as escolas que recolherem o mínimo de 50kg de pilhas até Dezembro de 2014 (data da 1ª recolha).
Prémio final (REEE + pilhas): no final do ano letivo, serão premiadas 5 escolas em cada modalidade: maior peso absoluto e maior peso por aluno, resultado das recolhas realizadas nos três períodos.

Data e forma de entrega:

No final de cada período letivo os resíduos serão recolhidos nas escolas estando previstos 3 momentos de recolhas diretamente na escola por colaboradores coordenados pela ERP Portugal:
  • 1ª recolha >> 1 a 19 de dezembro
  • 2ª recolha >> 2 a 20 de março
  • 3ª recolha >> 1 a 19 de junho
A recolha nas escolas implica o envio do pedido de recolha, devidamente preenchido, com uma semana de antecedência, para o endereço operations.iberia@erp-recycling.org. Todos os procedimentos associados à recolha devem ser do conhecimento da ERP Portugal, de forma a garantir a correta gestão dos resíduos, bem como o controlo dos resultados do concurso.
Antes do início do período de recolha, as escolas serão avisadas do dia previsto para o seu estabelecimento de ensino.

terça-feira, 14 de outubro de 2014

O Clube vai reiniciar as suas funções

Caros alunos vamos iniciar as nossas atividades do Clube. Encontro na sala 4 dia 22 de Outubro. Estamos à tua espera!
Para começar vamos falar de Alimentação:
16 de Outubro comemora-se o Dia Mundial da Alimentação

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Fim do Ano Letivo 2013/2014

Caros alunos e outros visitantes deste blog mais um ano letivo que termina! Esperamos por vocês no próximo ano letivo com mais atividades e com muito estudo também!
Boas férias a todos e não  esquecer de ler alguma coisita, a nossa biblioteca tem muita oferta de leitura: http://fobiblioteca.blogspot.pt/

segunda-feira, 16 de junho de 2014

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Atividades de Final de Período e Eco-Escolas


















O ROUBO DAS GALINHAS

Caros alunos de Barrancos e Clube de Saúde e Ambiente informo-vos que nos roubaram as nossas galinhas. Parece mentira, não é? Já foi participado à GNR no entanto não há detetives como vocês, por isso, se souberam do seu paradeiro avisem-nos.


quinta-feira, 29 de maio de 2014

As Aves do Alentejo voam mais longe com apoio de todos

As Aves do Alentejo voam mais longe com apoio de todos


“Aves do Alentejo” é o nome dado ao projeto dinamizado pela SPEA, que está a ser desenvolvido pelo professor Kau junto de escolas do Alentejo, no âmbito do programa da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) para a dinamização de projetos de Educação Ambiental para a Sustentabilidade, desenvolvidos em articulação com Organizações Não Governamentais de Ambiente.

Neste projeto inserem-se várias atividades, como a história sobre as aves estepárias contada aos alunos do 4º ano, as sessões de sensibilização alusivas ao Programa Antídoto, a monitorização das aves do Spring Alive, a observação de ninhos de cegonha-branca, a construção de caixas-ninho, a libertação de aves recuperadas, e muito mais…

No passado dia 9 de maio, este professor teve oportunidade de apresentar o trabalho que está a desenvolver, no seminário “Agentes de educação ambiental, contributos de participação e cidadania”, organizado pela APA, partilhando com o público algumas propostas para animar e cativar, com espírito científico, crianças e jovens de Portugal.

Ao longo do ano letivo 2013/2014, a SPEA tem estado a desenvolver várias campanhas para a obtenção de patrocínios, com o objetivo de envolver 1.000 alunos de vários distritos do Alentejo neste projeto. Queremos que estes fiquem familiarizados com algumas das espécies aves que podem ser observadas nesta região do país, compreendam os problemas que estas enfrentam e envolvam-se em ações de conservação e monitorização.

Graças às receitas obtidas pela venda do jogo “Quizz do Mar”, ao Leilão silencioso no VIII Congresso de Ornitologia da SPEA e à campanha “Raise your Cause” da Fundação +, conseguiu-se angariar até ao momento 475€ para este projeto! O valor obtido é um importante contributo para a realização dos objetivos definidos, e por isso, queremos agradecer a todo os que contribuíram para esta causa!

27 de maio de 2014


Retirado : http://www.spea.pt/pt/noticias/as-aves-do-alentejo-voam-mais-longe-com-apoio-de-todos/